Sociologos
Sociólogos
Araujo
Feira de Santana / BA
2014
Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho
Araujo
Trabalho apresentado ao Professor Roberto Lázaro da disciplina Sociologia da turma INFO 8e9 M do curso de Técnico em Informática.
Feira de Santana / BA
2014
Karl Max
Karl Heinrich Max é um filósofo muito conhecido por seus estudos nas áreas sociais. Ele foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época e ainda é atualmente. Teve uma enorme importância na área da política europeia quando escreveu o Manifesto Comunista, que deu origem ao Marxismo, que se baseia no materialismo e no socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários.
Também foi um ativista do movimento operário europeu. A suas ideias influenciaram todo o mundo e suas teorias continuam sendo muito utilizadas hoje em movimentos trabalhistas, práticas políticas, movimentos políticos.
Émile Durkheim
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio.
Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo, que é uma de suas maiores teorias.
Max Weber
Maximilian Weber foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado