paçoca
Etimologia
O termo "paçoca" procede do termo tupi pa'soka , termo este formado pela junção de paba, terminar, com soka, socar , numa alusão ao modo como era originalmente feita: socando-se a carne e a farinha no pilão .
Ocorrência
No Nordeste do Brasil, a paçoca é um prato típico e muito degustado durante os festejos juninos. Em Minas Gerais, existe um evento anual chamado Festa Nacional da Paçoca em Bonito de Minas que festeja a paçoca tradicional feita de carne bovina. Em São Paulo, na cidade de Pilar do Sul, existe o Festival da Paçoca. No Paraná, a paçoca faz parte da tradição culinária.
Paçoca de amendoim (do tupi po-çoc, "esmigalhar") é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, típico da comida caipira e mineira dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
É tradicionalmente preparada no Brasil para consumo nas festividades da Semana Santa e festas juninas. O preparo da paçoca para a Semana Santa, vai além da culinária em si, é um ritual cristão de valorização do amor e da harmonia em família. Há também as paçocas industrializadas que são vendidas e consumidas o ano inteiro. Entre estas, existem as chamadas paçoquinhas de amendoim tipo rolha, que são vendidas com a forma cilíndrica das rolhas e com uma cor que também se assemelha de certa forma à destas.
Em O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há referência à