é lendo e escrevendo que se aprende
ROSÁRIO, 15 DE JULHO DE 2014
PROJETO: ‘’ É LENDO E ESCREVENDO QUE SE APRENDE’’´, será desenvolvido na U.E. Therezinha Almeida, com alunos do 1° ao 5°ano dos turnos matutino e vespertino, duas vezes por semana ÁREA: Língua Portuguesa, Artes.
CONTEÚDOS: Gêneros Textuais, Leitura e Interpretação Textual, Expressão Oral, Ortografia, Produção Textual PERÍODO: O projeto será aplicado duas vezes por semana ( segunda e quarta –feira),no período de 10 semanas, sendo encerrado no dia 26 de setembro.
JUSTIFICATIVA:
Diante dos resultados obtidos nos exames nacionais que avaliam o nível de leitura é de grande importância destacar a prática da leitura e escrita no cotidiano escolar faz-se necessário, uma vez que vivemos em um mundo letrado, onde o domínio da escrita é fator primordial para o exercício das práticas sociais.A escola não é a única responsável pelo fracasso, pois são inúmeros fatores que contribuem, desde a falta de incentivo à leitura em casa até a falta de recursos que dinamize a prática pedagógica, dentre outros. Porém, é na escola que o aluno terá maior contato com diferentes livros e outros portadores, e onde há a efetiva sistematização do conhecimento. Para tanto,o espaço escolar deve oferecer condições para o desenvolvimento pleno do ser a partir de práticas significativas. O PROJETO: ‘’ É LENDO E ESCREVENDO QUE SE APRENDE’’, propõe o lúdico, que não consiste apenas no ato de brincar, como também , no ato de ler, escrever com prazer, e de relacionar-se consigo e com o coletivo, inserindo diversos gêneros textuais na sala de aula, com atividades diferenciadas, lúdicas, atrativas, considerando a realidade dos alunos, e contribuindo para o direcionamento do fazer pedagógico.
É nesse contexto, que pretendemos alfabetizar e letrar, tendo o domínio da escrita e da leitura para o exercício das práticas sociais, e melhores resultados nas avaliações.
• OBJETIVO GERAL:
Reconhecer o