Liderança
Liderança
Outubro/2010
Liderança
Liderança é o processo de conduzir pessoas, transformado-as numa equipe capaz de gerar resultados. O ato de liderar é a habilidade de motivar e influenciar , de forma ética e positiva, para que as pessoas contribuam voluntariamente e com entusiasmo, alcançando os objetivos da organização ; é mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas; é obter resultados desejados, acordados e esperados através de colaboradores engajados; é portar autoridade legitimada.
O que diferencia gestores, dirigentes e líderes?
Existem diferenças importantes entre esses três papéis do executivo.
O gestor (parte racional da empresa) ocupa uma posição formal na hierarquia, ou seja, quem tem um cargo de “chefia” e é responsável por outras pessoas, é um gestor, independente de ter ou não as habilidades necessárias.
O conceito de dirigente não está relacionado ao topo da hierarquia, qualquer pessoa na sua esfera de atuação pode ser um dirigente, basta trabalhar integrando as tarefas com as relações e ter coragem de mudar o fluxo natural das coisas, seu foco é apenas estratégia, processo e estrutura, é ele quem assume os riscos. .
E afinal de contas o que é ser líder? O líder (parte emocional da empresa) opera com a energia que mobiliza a empresa. Isto é seu foco está nas dimensões mais emocionais da gestão: pessoas, cultura e liderança. As pessoas seguem voluntariamente um líder quando se identificam com seus conceitos aspirações e expectativas, ou seja, aquele em que reconheçam motivos para ser ouvido, acatado e seguido.
Principais estilos de liderança
Liderança autocrática: conhecida também como autoritária ou diretiva é focada nas tarefas. O líder toma decisões individuais desconsiderando a opinião dos liderados, ele é dominador e pessoal nos elogios e críticas ao trabalho de cada membro.
Liderança democrática: chamada ainda de participativa ou consultiva, este