Liderança
Lidere-se a si mesmo excepcionalmente bem
De vez em quando, em uma conferencia, jovens distintos aproximam-se de mim e falam sobre o quanto gostariam de se tornar grandes lideres e como estão trabalhando duro para aprenderem e crescerem. Mas, então, lamentam: “Ainda não tenho ninguém a quem liderar.”
Minha resposta para elas é: “Liderem-se a si mesmos. É aí onde tudo começa. Além disso, se vocês não seguirem a si mesmos, porque outra pessoa deveria?”
Você já trabalhou com pessoas que não se lideram bem? Piro, já trabalhou para pessoas em posição de liderança que não conseguem se liderar? O que eles fazem além de dar um péssimo exemplo? São como o corvo de uma certa fábula que li certa vez. O corvo ficava em uma árvore sem fazer nada o dia todo. Um coelhinho viu o corvo e perguntou: “Posso ficar sentado também como você sem fazer nada o dia todo? “Claro”, respondeu o corvo, “por que não?” Então o coelho sentou-se no chão embaixo do corvo, seguindo seu exemplo. De repente, uma raposa apareceu, atacou o coelho e o comeu.
A moral da historia, por ironia, é que, se você ficar sentado sem fazer nada o dia todo, é melhor ficar sentado em um lugar bem alto. Mas, se ficar embaixo há ação, você não poderá se dar ao luxo de ficar sentado sem ficar sem fazer nada. A chave para liderar-se a si mesmo bem é aprender a autogerenciar-se. Tenho observado que a maioria das pessoas dá muita ênfase á tomada de decisão e muito pouca ênfase ao gerenciamento da tomada da decisão. Consequentemente, elas perdem foco, disciplina, intencionalidade e propósito.
As pessoas de sucesso tomam decisões acertadas no inicio e gerenciam essas decisões diariamente.
Principio da Liderança para Cima nº 2
Alivie a carga de seu líder
Você provavelmente já ouviu a expressão “jogo de empurra”, do inglês pass the buck (literalmente passar a fraca), que significa evitar posse ou fugir da responsabilidade. Diz uma fonte que a expressão vem dos jogos de