Terceirização de processos logísiticos
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
PAULO EDUARDO TOBALDINI
A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba
Indaiatuba
Maio/2011
PAULO EDUARDO TOBALDINI
A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba
Projeto de Graduação do Curso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuária, elaborado sob a orientação do professor Carlos Fragoso orientador.
Indaiatuba
Maio/2011
Sumário Introdução 3 I. PROJETO 4 1. Objetivo geral 4 2. Objetivos específicos 4 3. Hipótese 4 4. Justificativa 5 5. Problematização 6 6. Metodologia 6 Referência bibliográfica 7
Introdução
Em função da importância que vem sendo assumida pela logística empresarial como instrumento de competitividade e diferenciação do mercado, da crescente tendência à terceirização das atividades logísticas e do uso generalizado de operadores logísticos, será realizado neste projeto uma análise dos processos logísticos que são terceirizados pelas micro e pequenas empresas, em especial do município de Indaiatuba, onde será realizado posteriormente um estudo de caso, e os fatores decisórios desta terceirização.
Este tipo de terceirização já é difundido em países da Europa, e principalmente nos Estados Unidos, em que o processo de outsourcing já vem ocorrendo desde o final da década de 80, sendo que no Brasil somente teve início no final dos anos 90.
O operador logístico vem se tornando uma forte tendência para todos os segmentos de negócios, sendo indispensável principalmente nas empresas de grande porte, em que segundo Sink & Langley (apud NOVAES, 2007, p.278), devido à necessidade de redução de estoques e a competitividade cada vez mais globalizada, as empresas tendem a ficar mais focadas em sua principal atividade e tende a não se preocupar com a saída, distribuição e entrega dos produtos até o consumidor