Fatores biológicos e sociais
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO- O processo pela busca do equilíbrio é um fator biológico que permite a adaptação na sociedade. As operações mentais permitem à inteligência reconhecer a diversidade dos elementos culturais e naturais chegando à coerência e à objetividade. Piaget nos mostra, que existem dois tipos de relação social, a de coação e de cooperação, onde o indivíduo que é coagido não participa da elaboração de idéias, limitando-se a aceitar as que lhe foram impostas e as divulga da mesma forma como lhe foi transmitida, empobrecendo as relações sociais e comprometendo assim, o desenvolvimento da inteligência. Na relação de cooperação, existe a discussão de idéias permitindo uma troca de pontos de vista, possibilitando assim, o desenvolvimento da inteligência. Para Piaget, a cooperação é o mais alto nível de socialização.
SUBSTRATO BIOLÓGICO E CONSTRUÇÃO CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO- Vygotsky acredita que a cultura é responsável pelo funcionamento psicológico do homem durante o seu desenvolvimento, e esse desenvolvimento só é constituído dentro de um grupo social, e é através da cultura que o indivíduo tem uma interpretação do mundo real.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS- Para Vygotsky a linguagem não é apenas um modo de comunicação entre indivíduos, mas é também uma forma de compartilhar o conhecimento de conceitos espontâneos estabelecidos pelo grupo cultural, cujo qual, o indivíduo é integrante. Tais conceitos são de fundamental importância para que o indivíduo possa compreender os conceitos científicos aplicados pela intervenção pedagógica, ou seja, na escola. Para Vygotsky a aprendizagem desperta processos