Liderança
Liderança é o conhecimento , o processo de influenciar uma pessoa ou grupo, canalizando esforços na direção de um objetivo e superar determinadas dificuldades e predisposições do ambiente .
Em função disto , este processo é função do Líder, do Liderado e do Ambiente situacional . Sendo função destas diversas variáveis a liderança deve ser encarada como um processo dinâmico que varia de situação para situação , de acrdo com mudanças em líderes , seguidores e situações / ambientes.
Por conseguinte podemos entender que o Líder se ocupa de tarefas e relações com pessoas.
Na disciplina Gestão de Pessoas , Estilos de Liderança , classificamos os estilos em : Direção, Treinamento ou Persuasão , Apoio ou Compartilhamento e Delegação . Estes estilos dependendo da maturidade das pessoas para a realização das tarefas. Com base nesta classificação poderíamos definir quatro estilos:
Estilo 1 – Diretivo
O estilo é diretivo mas não somente no sentido do gerente dar ordens . Ele explica o que fazer , como fazer , onde fazer e quando fazer . Neste caso o gerente precisa usar de paciência mostrando como se realiza passo a passo , motivar e desenvolver o subordinado. Ou seja tarefa elevada e relações baixas : determinar , dizer , mandar , impor , orientar e estruturar tarefas.
Estilo 2 – Diretivo – apoiador
Este estilo quando utilizado , gerente explica porque o subordinado deve realizar a tarefa e porque executá-la deste modo. É adequado para um subordinado que necessite de informações e ajuda . Neste estilo o gerente é também um “ Vendedor de idéias “ em relação à tarefa .
Este estilo supõe tarefa elevada e Relações elevadas . Corresponde a persuadir , convencer , argumentar , ouvir , dar o exemplo , is na frente , vender .
Estilo 3 - Apoiador -
Neste estilo o gerente valoriza as decisões e as realizações do subordinado, compartilha a autoridade na medida que o subordinado é encorajado a buscar soluções junto com o próprio