Liderança
Segundo CHIAVENATO "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)“
"liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo“
STONER (1999, p. 344)
Percebe se que apesar de existir vários conceitos acerca da liderança, eles remetem sempre o poder de influenciar as pessoas. Sendo esta característica pessoal existente em poucas pessoas.
Quando empresas elegem líderes fracos e despreparados para conduzir grandes projetos e equipes, o resultado costuma acabar em duas situações: • a demissão do líder em questão • ou a tragédia na empresa
Para Peter Drucker, existem dois tipos de liderança: A liderança nata e a liderança que pode ser ensinada e aprendida.
Se você não é um líder nato (poucos são), a melhor alternativa é procurar qualificação e, aprender a liderar, da mesma forma que você aprendeu matemática e português.
A qualificação de nada adianta se você não tiver atitude de líder.
O próprio Peter Drucker deu a dica das oito atitudes essenciais de um bom líder:
1. Perguntar sobre as providências a serem necessariamente tomadas; 2. Buscar coisas certas para a empresa; 3. Ter um plano de ação claro; 4. Não fugir das responsabilidades; 5. Ser um bom comunicador; 6. Ter foco em oportunidade, não em problemas; 7. Transformar as reuniões em acontecimentos produtivos; 8. Usar o pronome pessoal “nós” e evitar o “eu”.
Outro ponto essencialmente importante para a formação de um bom líder é a capacidade de motivar sua equipe, sempre. Uma