Contabilidade
Resultado Bruto com Mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a diferença total entre as Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas.
Exemplo: A Cia. ATMB vende no ano $ 150.000 de mercadorias, sendo o valor da saída de seu estoque, ou seja, seu custo no valor de $ 105.000. Temos então: Vendas $ 150.000 (-) CMV $ 105.000 (=) RCM $ 45.000
CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV)
De que maneira se pode calcular o valor do Custo das Mercadorias que vendemos?
Basicamente, existem dois sistemas: 1º) Inventário Periódico – quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante de nosso estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas. Assim, quando necessitamos apurar o Resultado obtido com a venda das mercadorias (RCM), fazemos um levantamento físico (inventário) para avaliação do estoque de mercadorias existente naquela data; e pela diferença obtida entre “Estoque Inicial + Compras do período – Estoque Final (apurado extra contabilmente)”, obtemos o Custo das Mercadorias Vendidas – CMV, nesse período.
Neste tipo de calculo do CMV, nós só vamos conhecer o LUCRO BRUTO, no final do período.
2º) Inventário Permanente – quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as mercadorias que estiverem à disposição para venda, isto é, esse controle é efetuado sobre as Mercadorias Vendidas e sobre as Mercadorias que não foram vendidas (Estoque Final). Pela soma dos Custos de todas as Vendas, teremos o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) total do período.
No Inventário Permanente, que será exposto a seguir, pode-se utilizar uma Ficha de Controle para se conhecer o saldo em Estoque. Mas no período só é possível obter tal saldo com a averiguação das existências físicas.
INVENTÁRIO PERMANENTE
Este