Liderança
Introdução 3
Parte Grupo 4
Parte Indvidual 7
Introdução
Hoje em dia, considera-se que o sucesso das organizações dependem da qualidade dos seus recursos humanos e da sua correcta gestão.
A lliiderrançça é hojje um doss prriincciipaiiss asspeccttoss de rrellevvâncciia e vvanttagem ccompettiittiivva em uma essttrrattégiia orrganii zzacciionall.
Actualmente dá-se importância àliderança, uma vez que estamos perante um mundo competitivo onde não basta ser-se bom; não chega, apenas, obter resultados e aguentar-se na luta feroz pela conquista das oportunidade, torna-se necessário ser líder.
Muitas são as definições que se encontram para liderança, umas mais complexas que outras, mas todas elas têm em comum o seguinte: liderança éum processo que consiste basicamente em o líder influenciar os seus subordinados a contribuir para o sucesso da organização.
A mais antiga explicação de liderança é a abordagem genética, a crença de que a habilidade de liderança é transmitida geneticamente. A frase "um líder é inato, não feito" resume essa abordagem. A força da abordagem genética é que ela prontamente explica as origens da liderança: se você é um líder é porque você herdou genes de liderança ou de sua mãe ou de seu pai ou de ambos..
Finalmente, a "Teoria da Liderança Genética" fracassou porque o mundo mudou.
Noções de Liderança
No domínio das Ciências Organizacionais, são muitas as definições para o conceito de Liderança, algumas longe do consensual e podemos até mesmo dizer que algumas das noções de liderança reflectem uma ambiguidade conceptual que conduz a que este termo seja equiparado ao conceito de gestão.
“...Capacidade de suscitar a participação voluntária das pessoas ou grupos na prossecução de objectivos definidos...”
Pelletier
“ A Liderança é m processo através do qual um membro de um grupo ou organização influencia a interpretação dos eventos pelos restantes membros, a escolha dos objectivos e estratégias, a organização