Reforma agrária
A alfabetização/letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
1.2 JUSTIFICATIVA
Escolhe-se este tema por vivermos em uma época onde a educação de Santa Catarina passa por algumas mudanças e alguns educadores ainda não conseguiram compreender os passos que se seguem. Diante dessas mudanças, com proceder com as crianças tão pequenas que chegam as mãos de educadores pouco preparados e carentes de informações? Qual é a melhor forma agir frente a esses pequenos, ávidos por conhecimentos?
As crianças possuem uma capacidade enorme de alfabetização e letramento, mas, depende do educador preparado e com conhecimento suficiente para não cometer um erro e prejudicar o desenvolvimento da alfabetização e letramento da mesma. Diante de qualquer deslize, o educador pode cometer um trauma e deixar a criança com um ‘atraso’ em seu processo de aprendizagem.
Por isso vê-se a importância de levantar-se através da pesquisa bibliográfica um amparo através da luz de estudiosos e cientistas para elucidar pontos de dúvidas aos educadores comprometidos com a aprendizagem. Procura-se entender os premeios que regem a alfabetização e a melhor forma de ser trabalhada através de métodos variados como o da ludicidade, do achismos, ou de tantas novidades que surgem. Sugere-se ainda criar um próprio método onde o profissional educador pode alternar atividades e métodos utilizando o que dá certo para as crianças da turma vigente do ano em que se esta trabalhando.
Qual na realidade é a importância da alfabetização/letramento no dia a dia da criança e porque muitos dos fracassos escolares ocorrem.
1.3- ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA:
Através da reorganização do Ensino Fundamental ocorrida no Estado de Santa Catarina, principalmente da revisão do processo de alfabetização/letramento focada nos anos iniciais do ensino fundamental, vê-se a necessidade de ampliar conhecimentos e experiências através de estudiosos que empenharam boa parte de sua vida em