Liderança
Conceito
Através de pesquisas, estudos e debates a liderança vem se constituindo ao decorrer do tempo.
Entre alguns estudiosos, entendem que a liderança é o resultado de uma constelação de qualidades e características que uma pessoa possui, enquanto outros afirmam que um líder não precisa de um conjunto de regras e sim de uma análise da situação da qual deve agir.
Através de cinquenta anos de estudos, não conseguiram definir qualidades específicas ou personalidades que determinem pessoas que podem liderar ou não.
Na escola tradicional, a liderança era exercida por meio de autoridade, o foco principal desta escola era voltado somente para os objetivos da empresa, sem se importar com as necessidades e desejos das pessoas.
Alguns estudiosos e pesquisadores conceitua a liderança de formas diferentes.
Ordway Tead menciona que para ser líder deve-se possuir algumas qualidades necessárias, como energia física,entusiasmo, competência, habilidade, inteligência .
Barnard faz as seguintes colocações, uma pessoa capaz de liderar deve ser persistente, obter conhecimentos, ser ágil, e atrair a admiração de seus subordinados.
May Smith apresenta algumas qualidades que são indispensáveis, a inteligência, o raciocínio, compreensão, talento, temperamento e ser justo com seus subordinados.
Walter Punckey aponta a capacidade de manifestar pelo objetivo comum, capacidade de delegar, de coordenar, caráter, força, firmeza e poder de refletir o progresso do grupo.
Como podemos analisar não encontramos duas listas idênticas que determinem as mesmas qualidades para líderes.
A escola Behaviorista mostra que o estudo da administração passou a se voltar para os problemas do homem dentro das empresas, principalmente dando ênfase para motivação no trabalho. Assim o estudo da liderança deixou o foco nas tarefas passando a focalizar nas pessoas.
Liderança é um processo dinâmico que varia de situação para situação, dependendo muito da empresa, porém não deve ser confundida com direção ou