Encadeamento e modulação
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
ELISAMA ALVES DOS SANTOS
ENCADEAMENTO A QUATRO VOZES E MODULAÇÃO
Goiânia
2013
ELISAMA ALVES DOS SANTOS
ENCADEAMENTO A QUATRO VOZES E MODULAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial para aprovação na disciplina Harmonia II, ministrada pela Professora Regina Célia.
Goiânia
2013
Encadeamento a quatro vozes
O encadeamento é um recurso principal para que as vozes caminhem entre os acordes. O encadeamento de acordes é uma característica do estudo da harmonia tonal, são tratados a quatro vozes distintas como se fosse escrito para um pequeno coro.
Segundo Schönberg o aluno deve escrever o encadeamento de acordes a quatro vozes como se estas fossem realmente para um quarteto vocal. Assim o aluno toma consciência dos problemas e dificuldades limitados pelas vozes humanas. Sendo assim ao se escrever para instrumentos torna-se mais fácil já que a voz humana tem mais dificuldades de entoação do que os instrumentos.
Vamos observar alguns exemplos para que possamos entender alguns processos e alguns aspectos do encadeamento:
Entre os acordes de C e G, I e V grau do campo harmônico de Dó Maior, há a nota sol como uma nota em comum. Essa nota é o enlace harmônico. É importante sempre manter alguma as notas comuns entre acordes.
No encadeamento as vozes não se devem cruzar. Neste caso a nota sol do contralto está mais grave do que as notas dó e sí do tenor
O intervalo de 7ª entre as notas ré e dó é considerado uma dissonância e deve ser evitado. O movimento melódico soa muito mais natural se alternarmos o movimento entre ascendente e descendente.
Schenberg chama as encadeamentos de pequenas frases, pois são ideias musicais. Por mais que pareçam exercícios no começo, elas devem apresentar uma