liderança e motivação
Marcilene Monteiro Barbosa, Vera Lucia Prates da Silva e Edileuza da Silva Sansão dos Santos
INSTITUIÇÃO CLARETIANO
Marcilene Monteiro Barbosa, Vera Lucia Prates da Silva e Edileuza da Silva Sansão dos Santos
Introdução
Este artigo tem como objetivo maior refletir, sobre motivação e os diversos conceitos de liderança, a diferença entre líderes e administradores, e o que realmente caracteriza um bom líder. Existe realmente lideres nato? Ou é somente uma ilusão? Chiavenato (1999), diz que a liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. Logo, a liderança não deve ser confundida com direção ou com gerência. Um líder deve ser honrado e integro ter visão do futuro e que instile esperança e paixão naquilo que faz. Promovendo condições para motivação dos indivíduos. Consiga controlar suas emoções diante de situações difíceis.
Objetivos
Este artigo tem como objetivo identificar os conceitos de liderança e como o comportamento de um líder pode influenciar as pessoas ao seu redor motivando ou ainda desmotivado.
Metodologia
A atual pesquisa de âmbito exploratório e descritivo tem em vista qualificar e evidenciar atividades mercantis de um empreendimento bem sucedido. Para tanto se contou com pesquisa em sites e livros relacionados à liderança e motivação organizacional, bem como a observação sistemática de todo o processo de pesquisa. Vale ressaltar a importância da motivação dentro do estudo qualitativo dentro de uma empresa. Chester Barnard (1938), um dos pioneiros do campo dos estudos organizacionais, afirma que a existência de uma organização se dá quando há pessoas aptas a se comunicarem entre si, que estão desejando contribuir com sua ação e para a realização de um propósito comum. , podemos compreender com base na afirmação do autor o que se considera são as características fazem das organizações ferramentas humanas edificadas e