Mercado e estratégias: Netshoes
Atualmente a internet tem sido o principal palco das relações de negócios e consequentemente de compra e venda de produtos. Inicialmente, as lojas físicas que expuseram seus produtos na web perceberam que manter prédiosfuncionários, prateleiras e um espaço atraente ao cliente eram menos rentável, em alguns casos, que a manutenção de um site de venda. Dessa nova realidade surgiu o E-commerce que tem mostrado um vertiginoso crescimento através de sites de vendas coletivas e lojas especializadas somente em vendas pela internet.
O Brasil compreende a massa de 73 milhões de internautas na web, destes, 19% são compradores e estão na faixa dos 25 aos 56 anos. No entanto, ainda existe uma grade barreira para a expansão desse markerplace, a desconfiança dos consumidores quanto ao consumo de produtos vendidos pela internet.
Na presente pesquisa pretendemos abordar a Netshoes, E-commerce de produtos esportivos que tem duplicado seu faturamento anual nos últimos quatro anos. Como essa empresa tem conseguido manter seu crescimento, levando em consideração o comportamento do consumidor e a segmentação de mercado, e como esta pode aumentar ainda mais seu marketshare frente às inúmeras lojas similares que são criadas todos os dias?
Para responder os questionamentos propostos, o trabalho está estruturado da seguinte forma: primeira parte é a empresa e o mapeamento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor em relação ao E-commerce; segundo, segmentação e escolha de mercado alvo; terceira, variáveis de diferenciação e posicionamento; e última, apresentação do resultados da pesquisa e da proposta para o aumento da parcela de mercado.
A empresa
A empresa Netshoes teve seu início com uma pequena loja dentro de um estacionamento próximo à faculdade Mackenzie. Ela vendia sapatos femininos e tênis a preços bem convidativos. Na loja, existiam apenas dois vendedores, e dois sócios. Com o passar do tempo, a lojinha cresceu, abriu filiais em academias,