Liderança e empreendedorismo
O empreendedorismo e a Administração não devem ser aplicados como temas distintos, pois um completa o outro, tanto os empreendedores quanto os administradores são tomadores de decisões. Um Administrador que não possui características de um empreendedor, certamente não será um profissional de sucesso, da mesma forma, um empreendedor que monta o seu negócio e não exerce habilidades administrativas, provavelmente não obterá sucesso no empreendimento.
É de suma importância que empreendedor e administrador andem de mãos dadas como em um trabalho em equipe.
Segundo Drucker (apud VIEIRA, 2004):
Tentar dissociar a Administração de Empresas do Empreendedorismo seria o mesmo que dizer que a mão do violinista que dedilha as cordas e a mão que comanda o arco são adversárias ou mutuamente exclusivas.
Drucker (1980, p. 1) “em épocas turbulentas, um empreendimento deve ser administrado de modo a suportar golpes súbitos e a auferir o máximo de oportunidades inesperadas ou repentinas”.
Realizar na empresa uma boa administração não é só o necessário, é também despertar um espírito empreendedor, pois os empreendimentos precisam ser administrados para obterem resultados e darem continuidade.
ADMINISTRADOR EMPREENDEDOR
O empreendedor não é apenas um administrador de empresas, mas sim um gestor em um negócio, no mercado atual. Podemos encontrar administradores, empreendedores, administradores-empreendedores, cada um com suas particularidades.
O empreendedor é um administrador de empresas, com características diferenciadas. Além de possuir o perfil necessário para ter sucesso nos negócios, sabe administrar muito bem seu empreendimento, conhece toda a empresa e sabe identificar as oportunidades que farão seus negócios saltarem, pois possuem visão ampla e é totalmente flexível as mudanças.
Segundo Dornelas (2006):