Relato de prática pedagógica
Olá, sou Liliane e trabalho com educação infantil. Achei o tema do portfólio muito importante.
Acho que as histórias contribuem muito para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e principalmente da imaginação. Todas as crianças, especialmente as que estão nessa faixa etária de quatro anos, gostam de ouvir, reproduzir e inventar histórias.
Procurei usar uma linguagem bem simples para que todos compreendessem.
Deixei as crianças bem acomodadas, onde todos pudessem me ver. Como as crianças já são meus alunos foi muito fácil perceber suas reações ao contar a história.
A história escolhida foi “O patinho feio”.
Todas as crianças estavam curiosas para saber qual história seria contada. Então mostrei a eles o título e a gravura, aos poucos todos queriam chegar mais e mais próximos do livro.
Então pedi:
_ Sentem-se, se não a tia não vai conseguir contar a história.
Continuei contando a história, passava a página, mostrava a gravura, todos queriam ver, queriam pegar o livro e repetiam:
_Tia me deixa ver!
_Tia eu não vi!
A todo o momento eu era interrompida para questionamentos.
_Tia ele está triste né?
Momentos depois outro aluno:
_Tia, tu vai deixar nos contar a história depois?
A todo o momento tinha um do meu lado tentando olhar o desenho do livro, sendo que o capítulo da história nem tinha terminado.
Uma de minhas alunas levou a história tão a sério, que quando olhei para ela, seus olhinhos estavam cheios de lágrimas, foi onde parei e perguntei a ela o que tinha acontecido. Ela me respondeu:
_Tadinho né tia, vou leva ele para casa, e vou cuidar dele.
Então falei para ela não chorar, que se tratava apenas de uma historia, e que no final iria ficar tudo bem. Dei continuação a história. E novamente fui interrompida por uma criança.
_Tia Lili, depois a tia vai dar o livrinho para mim.
Aos pouco sem perceber as crianças estão em pé, uns disputando lugar com outro para estarem mais próximos do livro, foi então