Vantagens biomassa
28.08.2008 | Fonte de informações:
A inserção da biomassa na matriz brasileira de energia elétrica é o último tema da série “Brasil de todas as fontes”, publicada pelo Em Questão. Reconhecido internacionalmente como um dos maiores e mais eficientes produtores de açúcar e álcool, o Brasil criou as condições para que, a partir deste ano, a biomassa do bagaço e da palha de cana-de-açúcar amplie gradativamente sua participação na geração de energia elétrica para o mercado regulado brasileiro.
Fonte de energia limpa, renovável e sustentável, a biomassa ganhou maior relevância na geração de eletricidade a partir de uma política pública do governo federal, o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Essa iniciativa permitiu a definição de um marco regulatório que prevê incentivos para transformação de usinas de álcool em termelétricas a biomassa, conexão à rede elétrica, financiamento e leilões específicos para essa fonte.
Excedente - Apesar de muitas usinas já utilizarem a biomassa para a geração da energia consumida na própria unidade, a comercialização do excedente no mercado regulado é um fenômeno recente no País. A participação nos leilões promovidos pelo governo federal se deu a partir de 2005 e se consolidou com a realização do primeiro leilão de energia de reserva exclusivo para biomassa, realizado em 14 de agosto. O pregão garantiu a contratação de 2,3 mil MW de 31 usinas, com investimento previsto de R$ 4,5 bilhões. Na estratégia do governo, essa energia será utilizada como suprimento de reserva em períodos de menor oferta de outras fontes.
Vantagens - O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial. No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional.