Sociologia
TEMA1:
QUESTÃO 2
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela
Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os
Abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta
tecnologia e da globalização.
A revolução industrial dividiu a sociedade em duas classes burgueses e proletários, tornando os proletários dependentes dos donos do capital pois vendiam a força do seu trabalho não possuindo mais os próprios meios de produção, ficando dependente dos burgueses ,havendo a exploração do homem pelo homem nas fabricas caracterizando uma grande transformação social. Hoje em dia percebe-se que a tecnologia da informação pode aumentar as diferenças sociais existentes no mundo, aumentando aqueles que tem acesso a informática e os que não possuem. Uma parcela da população é possível que permaneça cada vez mais marginalizada e essa marginalização cresça na medida do avanço das tecnologias da informação. Existe a possibilidade do aumento da exclusão social, sendo iniciada pelo desemprego em massa como consequência da revolução industrial.
TEMA 2:
QUESTÃO 6
Leia atentamente a questão a seguir e responda o que se pede:
Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.
Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estrangeiro"; e φόβος, translit. phóbos: "medo". É o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de fora do seu país.
Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte.
Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados