Liderança e empreendedorismo
Numa época de constante mudança tecnológica e transformações crescentes, a liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais crucial. Devido às constantes mudanças e à disputa acirrada de mercado, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança.
Segundo novos paradigmas, o papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e influenciar o clima organizacional, contribuir para a motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa, a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através de respeito e credibilidade. O líder moderno tem que saber lidar com as pessoas, pois é através das pessoas que são realizadas as ações e conseqüentemente os resultados são ou não atingidos. Torna-se, portanto imperativo cuidar da sua motivação, que deve abranger desde a satisfação pessoal até melhoria das condições de trabalho, tanto no sentido do ambiente quanto do conteúdo do trabalho em si. Atualmente, muitas organizações preocupam-se com o nível de motivação de seus empregados, pelo que isto representa em termos de resultados para a própria organização.
E com tantas mudanças e necessidades de inovação tem se mostrado cada vez mais evidente a necessidade de que os administradores e os colaboradores em níveis estratégicos estejam comprometidos e que tenham desenvolvido neles uma habilidade empreendedora.
O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto, principalmente no Brasil.
O objetivo deste trabalho é mostrar a relação existente entre liderança e motivação, expondo as principais e mais atualizadas teorias existentes sobre o assunto. Justificando-se na medida em que se reconhece que o grande desafio para o administrador na realidade atual é criar um clima propício ao desempenho de