Organogram funcional do engenheiro mecanico em uma empresa de projetos
A pesquisa é uma analise da atuação do engenheiro mecânico em uma empresa de engenharia de projetos. Dentro disso, observamos três funções que podem ser exercida pelo engenheiro. Gestor, coordenador e especialista.
OBJETIVOS
A pesquisa tem como objetivo ter conhecimento das diversas atribuições que um engenheiro mecânico é responsável dentro de uma empresa de engenharia de projetos.
Ter conhecimento destas informações é de suma importância para entender a abrangência e a responsabilidade na prestação de serviços de enganharia nesse campo de atuação.
DESENVOLVIMENTO
Uma empresa de engenharia de projetos pode abranger multidisciplinas dentro da sua área de atuação. Suas equipes podem ser divididas em civíl, eletrica, mecânica, etc. Algumas vezes elas podem executar algum projeto em conjunto ou até mesmo ter várias vertentes dentro de uma mesma disciplina como no caso, a mecânica que é nossa disciplina de estudo. A equipe de mecânica pode ser dividia em mecanica básica, tubulação industrial e estrutura metálica.
Sendo assim, muitas são ou podem ser as atribuições que serão exercido por um engenheiro mecânico dentro de uma empresa de projetos. Essas atribuições geralmente podem ser dividido entre as funções de gestor, coordenador e especialista.
Como gestor o engenheiro responde pelo gerenciamento físico e financeiro da empresa, assim como, o desempenho técnico e administrativo das equipes técnicas de projeto, exercendo controle da qualidade, custos, prazos e do relacionamento técnico-comercial com o cliente.
Um engenheiro mecânico também pode coordenar uma equipe técnica de projeto respondendo junto ao gestor sobre o desempenho de sua equipe, exercendo um efetivo controle da qualidade colocando em prática seu conhecimento, planejando e orientando tecnicamente durante a execução do projeto.
Dentro de uma empresa de projetos pode também ter um cargo de engenheiro especialista, tendo uma atuação mais específica tecnicamente. O engenheiro