O mercado e a gestão de pessoas na atualidade
As organizações para se tornarem competitivas no mercado, precisam se destacar e, diante das perspectivas atuais, faz-se necessário investir no corpo de pessoal, pois muitos são os fatores que levam a falência de uma empresa como, por exemplo, falta de planejamento, falta de visão no mercado, mas um fator considerável é a ausência de uma boa filosofia de gestão de pessoas. Falam-se muito em criatividade, inovação e tecnologia para implantar ações que agreguem valor às organizações, contudo o principal componente que pode dar um diferencial competitivo no cenário do mercado atual é gerenciar bem todo corpo de pessoal que envolve a empresa, pois o indivíduo quando valorizado com base em suas competências e habilidades, torna-se um forte aliado, por ser este a alavanca principal que faz mover o empreendimento.
2 DESENVOLVIMENTO
A Globalização é o enfoque principal nas mudanças e exigências do mercado na atualidade. Os gerentes passaram a ter a necessidade de possuírem mais agilidade e cultura em termos globais, ou seja, conhecimento em diferentes áreas, para serem capazes de representarem adequadamente os interesses das suas organizações, devendo contribuir para o seu desenvolvimento, bem assim criar incentivos para estimular todo corpo de pessoal. A organização da atualidade busca, cada vez mais, um tipo ideal de gestão, que atenda aos seus objetivos e as exigências de qualidade determinados pela sociedade. Não há como acompanhar as mudanças e exigências de mercado se não forem feitos investimentos no material humano.
De acordo com Chiavenato (1999 p.406) “A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos”.
Para nos situarmos ao longo da história, verifica-se que a teoria geral da administração começou com a