Liderança e confiança
MBA – GESTÃO DE PESSOAS.
RESENHA CRÍTICA
LIDERANÇA E CONFIANÇA
DANIEL ARAÚJO TANURE
GOIANÉSIA-GO
2011
LIDERANÇA
Defini-se liderança como processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Segundo Chiavenato (2000) a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas e conseguentemente foi desenvolvido algumas teorias sobre liderança.
Teoria dos Traços
Um traço é uma qualidade ou característica da personalidade. Segundo esta teoria, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas.
A teoria dos traços partem do pressuposto de que certos indivíduos possuem uma combinação especial de traços de personalidade que podem ser definidos e utilizados para identificar futuros líderes potenciais.
Os traços mais comumente apontados foram os seguintes:
Traços físicos: energia, aparência e peso.
Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa
Seis traços que costumam diferenciar os líderes dos liderados são ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência e conhecimento relevante para o trabalho.
Teorias das Contingências.
A teoria das contingências segundo o modelo de Fiedler, refere-se à teoria de que os grupos eficazes dependem da adequação entre o estilo do líder em interagir com os subordinados e o quanto de controle e influência a situação proporciona a