LIDERAN A
Stephen Covey
INTRODUÇÃO
Quando falamos em liderança as pessoas conseguem identificar líderes tais como: Gandhi, Nelson Mandela, Adolf Hitler, Juscelino Kubitschec, Getúlio Vargas, Papa Paulo II, Henry Ford, Bill gates dentre outros. No entanto o que torna essas pessoas com características tão diferentes, líderes? O que elas possuem em comum? Os líderes nascem prontos ou podem se desenvolver? Qual o estilo de liderança mais apropriado?
As primeiras pesquisas sobre liderança tratavam sobre a identificação de características de líderes e não lideres, ou entre líderes bem-sucedidos e os mal-sucedidos. Alguns consideram os fatores de personalidade, outros, características físicas, entretanto, podemos considerar a liderança como fator decisivo na definição dos rumos de organização e na motivação pelo cumprimento dos propósitos estabelecidos. A liderança passa a ser catalisadora do potencial em realidade.
Considerando o caráter fundamental da liderança para o sucesso das organizações, abordaremos as questões que nos levem a uma compreensão básica sobre o tema.
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA
Para ser líder é preciso ter um caráter forte o suficiente para fazer a coisa certa.
Caráter é algo mais profundo do que personalidade. É a maturidade moral e o compromisso de agir corretamente com as pessoas. James Hunter
Liderar significa conduzir e líder é o que conduz o grupo. Assim, liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e ações para atingir objetivos de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada num conjunto coerente de idéias e princípios.
Liderança é a influência que uma pessoa exerce sobre outros indivíduos e sobre as atividades do grupo. Essa influência, envolve acontecimentos de comportamento interpessoal – casos de interação – onde o líder influi o seguidor e