Lideran a
Líderes sem pulso podem prejudicar o trabalho e também o desenvolvimento do plano de carreira de seus funcionários.
Encontrar líderes ausentes não é uma tarefa complexa, apesar de mudar o perfil, seu ramo, a empresa, as características são bem semelhantes como, por exemplo, por eles serem muito democráticos ou muito omissos, tem a dificuldade de tomarem uma decisão.
Com os líderes omissos os mesmos se esquivam fisicamente e psicologicamente, diante das dificuldades ou dos desafios propostos. Esses líderes são complicados, pois são emitidos discursos vazios, sem objetivo, ou se protegem de uma pessoa sensata que é inatingível a sua equipe, ou seja, o líder omisso tem falta de responsabilidade.
Os líderes democráticos deixam o ambiente da empresa agradável, mas a falta de ter um pulso firme em um determinado momento pode prejudicar o desempenho da equipe, não inspira seus colaboradores e não dá resposta (feedback).
Outro problema da ausência de bons líderes, os mesmo centralizam as tarefas e não sabem ordenar, acarretando a dificuldade para delegar, o desenvolvimento da equipe e criar o nível de maturidade da equipe e de si mesmo.
A insegurança é outro motivo, pois a falta de preparo para ocupar o cargo. Com o mercado cada vez mais aguerrido o crescimento da carreira do funcionário ocorre de maneira rápida, impossibilitando o profissional adquirir a maturidade e vivência para liderar uma equipe.
Às vezes acontecem dos gestores que não tem as características de um líder colocam a máscara de ser rigoroso. O oposto também pode ocorrer, a insegurança leva o gestor a ser flexível com seus colaboradores, que pode acontecer atritos.
Os danos podem ser muitos, começando pela falta de capacidade de tomar decisões, que podem ser tomadas de maneira precipitada e unilateralmente e conseqüentemente acarretam erros, sendo prejudicial à empresa.
Os grandes prejuízos serão para a formação profissional, com isso o