Tecnicas De Negociacao Etapa 1
O processo de negociação é o contexto para converter as entradas em saídas positivas, considerando que o processo final seja positivo em ambas as partes, levando em consideração o feedback que faz parte do processo.
Entradas:
Agentes do processo
Diferenças e valores individuais
Interesses a serem discutidos
Comportamento
Como a informação deve chegar
Comunicação e flexibilidade
Saídas:
Resultado da negociação em si, que deve ser finalizada de forma ampla, estratégica e efetiva. QUAIS SAO OS COMPONENTES DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO:
ENTRADAS:
Diferenças individuais: Considerar as características pessoais do indivíduo, a velocidade da fala, o perfil e os interesses é fundamental para se antecipar e tomar as ações corretas para uma atitude bem sucedida.
Valores pessoais: Envolve cultura, ética, costumes e criação.
Interesses comuns: São os interesses semelhantes dos negociadores, muito importante ser determinado no início da negociação para que os objetivos sejam atingidos.
Relacionamento Humano: É fundamental para que os negociadores troquem as informações necessárias do inicio ao fim da negociação.
Participação no processo: É a participação efetiva dos negociadores no processo, os negociadores precisam se preparar, se planejar e ajustar os métodos ao planejamento para obtenção de ganhos mútuos.
Uso da informação e do poder: A informação é o conhecimento prévio das partes e seus interesses e o poder é uma variável básica que pode favorecer todos os negociadores ou apenas alguns.
Barganha: Os negociadores devem se concentrar nas necessidades de ambas as partes a fim de ganhos mútuos e não em seu próprio interesse.
Flexibilidade: É muito importante para que sejam definidos em comum acordo prazos, ideias, interesses e percepções no decorrer da negociação. A rigidez pode trazer algumas consequências negativas que podem impactar diretamente o resultado, por conta dos negociadores serem indivíduos diferentes, a flexibilidade é essencial.