Liderança na escola
O que é a liderança de uma escola? O domínio das competências a seguir apresentadas não dá garantia de que o trabalho de um determinado líder num determinado contexto social seja bem sucedido; a falta delas será certamente o sinal de insucesso da sua instituição. Para haver sucesso tem que se fazer mais do que se dirá, mas não se pode pensar em fazer menos do que isso.
O que é a liderança de uma escola
Resume-se a duas funções: definir um rumo e exercer influência. Na educação pública, as finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e valores sociais importantes. A liderança é pois mais uma função do que um cargo. Apesar de a liderança estar normalmente ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas em diferentes papeis através de todo o tecido escolar. Os líderes de uma escola são as pessoas que fornecem diretivas e exercem influência para atingir as finalidades da escola.
CARACTERÍSTICAS:
A liderança escolar pode ser resumida em cinco pontos:
1- A liderança tem efeitos significativos na aprendizagem dos alunos, sendo a sua eficácia apenas ultrapassada pela qualidade curricular e pela instrução dos professores. Para aprender bem, os alunos precisam de uma instrução de alta qualidade e um currículo bem construído; a seguir, beneficiam dos efeitos de uma forte liderança na escola. Através de vários estudos verificou-se que as escolas com sucesso acima da média possuem líderes que influenciam a aprendizagem, galvanizando esforços à volta de finalidades ambiciosas, e estabelecem condições que apoiam os professores e contribuem para o sucesso dos alunos. Os efeitos da liderança na aprendizagem dos alunos são pequenos mas pedagogicamente significativos.