O que é a liderança de uma escola?
A resposta resume-se a duas funções: definir um rumo e exercer influência. Na educação pública, as finalidades educativas estão cada vez mais centradas nas aprendizagens dos alunos, incluindo-se aqui o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos, competências e a aprendizagem de regras e valores sociais importantes. A liderança é pois mais uma função do que um cargo. Apesar de a liderança estar normalmente ligada a posições de autoridade formal, abarca um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por diferentes pessoas em diferentes papéis através de todo o tecido escolar. Os líderes de uma escola são as pessoas que fornecem diretivas e exercem influência para atingir as finalidades da escola. A liderança escolar pode ser resumida em cinco pontos:
1 – A liderança tem efeitos significativos na aprendizagem dos alunos, sendo a sua eficácia apenas ultrapassada pela qualidade curricular e pela instrução dos professores.
Para aprender bem, os alunos precisam de uma instrução de alta qualidade e um currículo bem construído; a seguir, beneficiam dos efeitos de uma forte liderança na escola. Através de vários estudos verificou-se que as escolas com sucesso acima da média possuem líderes que influenciam a aprendizagem, galvanizando esforços à volta de finalidades ambiciosas, e estabelecem condições que apoiam os professores e contribuem para o sucesso dos alunos. Os efeitos da liderança na aprendizagem dos alunos são pequenos mas pedagogicamente significativos. Influem apenas 3 a 5% na variação positiva da aprendizagem, mas condicionam quase um quarto de todos os fatores que afetam a aprendizagem. Por isso, o efeito da liderança é principalmente indireto. Os líderes influenciam a aprendizagem dos alunos ajudando a promover visões e finalidades e assegurando que existem recursos e procedimentos que possibilitam aos professores ensinar bem.
2 – Atualmente, apenas os diretores e líderes pedagógicos de professores fornecem a