Liderança gestao de pessoas
Para o líder não há dois pesos e duas medidas e a sua flexibilidade jamais será moral. As pessoas sentem que podem confiar plenamente nele em qualquer circunstância, e ele nunca as desaponta. É bom lembrar que Líder é diferente de Chefe. O Líder surge naturalmente o chefe é posição do Cargo
ESTÍLO LIBERAL – LAISSEZ-FAIRE
É o gerente bonzinho, que não se preocupa demasiado com os problemas, mas deixa ficar como está para ver o que acontece.
Cada um exerce as atividades por sua livre e espontânea vontade de acordo com suas iniciativas próprias em direção nunca coincidentes.
O gerente vive bem com todos, mas a organização ninguém sabe para onde vai. Os funcionários mostram suas qualidades, mas não se consegue canalizá-las para os objetivos.
A sensação geral de falta de progresso dá margem a que os membros se tornem desinteressados e sem entusiasmo.
É Aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo.
A reação do grupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso.
Ponto e Contra-Ponto sobre o Estilo Liberal (Laissez Faire) de Liderar"[->0]
O estilo liberal é uma técnica de liderança cujo objetivo principal é avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado. São características do estilo liberal: os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas e o líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial.
As situações nas quais este