Liderança formal e informal
Freqüentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
O que é liderança? Para começar, um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. Quanto maior o número de seguidores, tanto maior a influência. E quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, tanto mais evidente a liderança. Mas deve-se explorar, além dessa definição simples para se captar o estímulo e a perplexidade, que os seguidores devotados e estudiosos da liderança sentem quando deparam com um grande líder em ação, bem como entender o que os líderes das organizações realmente fazem, ou o que é necessário para entrar no "Hall of Fame" da Revista Fortune no quesito liderança.
Liderança:
Formal- a que é atribuída por força de um cargo,ou que está intrínseca a êle.
Exemplos: cargos de chefia; cargos eletivos- por força de eleição para tal ou indicação de um colegiado reunido para tal fim; nas hierarquias, militar, religiosa, acadêmica, profissional, política.
Informal: a que surge em circunstâncias inesperadas ou necessárias num devido momento.E, que caracteristicamente também está na índole do indivíduo.
Exemplos: em acidentes; catástrofes , tumultos. Em que independentemente da espera de socorro ou das medidas oficiais surge um indivíduo que passa a ordenar e coordenar as medidas necessárias de socorro e assistência sobressaindo aos demais pelo seu espiríto de liderança,
Procurei resumidamente apresentar as diferenças entre as lideranças, em têrmos objetivos e práticos.
Notar que Chefia e Liderança são absolutamente diversas, em conteúdo, função e