Introdução ao estudo do direito
DO DIREITO
“O Caso dos Exploradores de Cavernas”
NOME: Rodrigo Sampaio Rosa
1º Período
INTRODUÇÃO
Este livro trata do julgamento de quatro exploradores de cavernas que em uma de suas visitas à uma destas cavernas não tiveram muita sorte.
Eram um grupo de cinco exploradores que em uma expedição, quando já estavam bem distantes da entrada ocorreu um desmoronamento que bloqueou esta única saída deles, os deixando presos com uma quantidade pequena de mantimentos que levavam consigo. Era uma missão um tanto quanto difícil pois era uma região isolada, sendo grandes os gastos com equipamentos e pessoal de resgate, e tendo inclusive em uma das inúmeras tentativas frustradas de abrir-se esta passagem ocorrido um acidente envolvendo dez mortes.
No vigésimo dia de confinamento foi-se descoberto que os exploradores estavam munidos de um rádio comunicador, momento em que imediatamente a equipe de busca procurou meios para fazer contato até que conseguiram. Assim que se manteve o contato, Whetmore, em nome dos confinados, queria saber quantos dias faltavam para que a passagem fosse novamente aberta, e os engenheiros responderam que somente após dez dias, e isso, sem que ocorressem novos deslizamentos, e os médicos da equipe que ali também estavam informaram que as chances de sobreviverem a esses dez dias que ainda lhes restariam até que fossem libertos eram escassas. Após essa notícia desanimadora Whetmore perguntou novamente ao médico se caso eles se alimentassem da carne de algum deles que se sacrificasse eles voltariam a ter chances de sobrevivência, e o médico preocupado com o que poderia acontecer respondeu que sim, e neste momento encerrou-se o contato via rádio. Assim o próprio Whetmore, de acordo com as declarações feitas pelos sobreviventes após o confinamento, propôs aos outros exploradores, precipitadamente devido à situação em que se encontrava, a idéia de tirarem a sorte, por meio de dados, para ver quem daria sua vida para