Eu,etiqueta
FOCOS DE GUERRA
Movimentos separatistas, lutas pela derrubada de governos, tensões étnicas e religiosas são alguns dos motivos dos conflitos mundiais. O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos afirma que, das 31 guerras do ano passado, apenas 9 opõem países soberanos, as outras 22 são internas.
Principais focos de tensão por continente:
África: neste continente encontramos a metade dos 60.000 mortos em guerra do ano 2001. Deles, 4.000 morreram na República Democrática do Congo, onde há guerra entre rebeldes e governo. Guerras antigas prosseguem sem solução no Sudão, Somália e nas fronteiras entre Etiópia e Eritréia.
Ásia: A guerra civil no Afeganistão (Talibã x Aliança do Norte) já havia deixado 10.000 mortos antes mesmo dos ataques norte-americanos após os atentados de 11 de setembro. No Oriente Médio, palestinos e israelenses,diante dos constantes ataques de ambas as partes, não encontram um acordo de paz.
Europa: continua difícil a convivência na Irlanda do Norte, embora o Exército Republicano Irlandês (IRA) tenha começado a se desarmar. Continua problemático o processo de afirmação das identidades nacionais nos Bálcãs.
América: O ambiente de relativa paz no continente contrasta com a guerra na Colômbia entre governo, guerrilhas de esquerda e milícias de extrema direita.
Conflitos na Europa
Os conflitos no centro e Leste da Europa estão relacionados ao fim dos governos socialistas de cunho centralizador e autoritário, os quais foram implantados em diversos países dessa região após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a história da diversidade e dos conflitos étnicos na região é antiga. Ela resulta de expansão dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro, e da decomposição desses últimos entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Esses impérios controlaram diversas nações – praticamente as mesmas que foram submetidas aos regimes comunistas do pós-guerra – e foram responsáveis pela