Liderança do enfermeiro
A educação se apresenta como uma das principais formas de liderança na enfermagem, a titulação acadêmica ainda tem grande peso se tratando da mesma , profissionais líderes e com formação continuam sendo considerados valiosos em suas instituições pela pouca oferta de trabalhadores com esse perfil e o desenvolvimento da liderança deve ter início no nível básico , sendo possível reforçá-la através de educação continuada, e aprimorá-la no mestrado e doutorado.Para o sucesso na formação de jovens enfermeiros líderes, é ressaltada a importância de professores bem qualificados e com perfil para liderança, visando a troca de experiência .
O texto aborda a liderança de forma abrangente e aborda a importância da experiência de trabalho com pessoas , faz o enfermeiro tornar-se líder dele mesmo e dos outros .
Os líderes devem ter características peculiares como por exemplo a capacidade de tomar decisões e manter a atenção para que a qualquer momento seja possível tomar uma decisão .
Os tipos de líderes na enfermagem podem ser de diversas formas , mas é necessário que neles contenham além de qualidades próprias do enfermeiro também as características de um líder .O texto também aborda as duas formas de liderança individual , onde o líder se responsabiliza por tudo , seja coisas boas ou ruins , a outra aborda a forma de liderança mais tranquila onde todos trabalham juntos de forma com que oi grupo tem suma importância nas decisões e situações diárias .
A importância de manter uma liderança autentica e ao mesmo tempo sólida , é o que tem dado resultados positivos no setor de enfermagem , outro fator que não podemos esquecer é o número de mulheres na liderança .
Como forma de alcançar melhores resultados a liderança autentica e participativa com foco na comunicação tem sido muito utilizada para superar os desafios não lineares com uma só causa.A liderança tem poucas chances de avançar na enfermagem se não for deliberadamente incentivada