Liderança - Chiavenatto
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um dos seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. A liderança pode ser visualizada sob diversos ângulos:
1. Liderança como um fenômeno de influência interpessoal: A influência significa uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento da outra de modo intencional. A influência envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo maneiras pelas quais se provocam mudanças no comportamento de pessoas ou de grupos sociais.
2. Liderança como um processo de redução de incerteza de um grupo: Liderança é um processo contínuo de escolha que permite que a empresa caminhe em direção a sua meta, apesar de todas as perturbações internas e externas. O grupo tende a escolher como líder a pessoa que pode lhe dar maior assistência e orientação.
3. Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados: Liderança é uma função das necessidades existentes em uma determinada situação e consiste em uma relação entre um indivíduo e um grupo. Há uma relação funcional em que o líder é percebido pelo grupo como possuidor dos meios para a satisfação de suas necessidades. Assim, segui-lo pode constituir para o grupo um meio para aumentar a satisfação de suas necessidades ou de evitar sua diminuição.
4. Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação: A liderança depende de variáveis no líder, nos subordinados e na situação. Assim a liderança existe em função das necessidades existentes em determinada situação, ou seja, da conjugação de características pessoais do líder, dos subordinados e da situação que os envolve.
A liderança é um tema muito pesquisado por apresentar diversas teorias e estudos sobre