sped
PROF. CESAR AGUSTO BAY
SPED E SEUS REFLEXOS NAS EMPRESAS
Trabalho apresentado pela aluna
Vaneza Maria dos Santos
Santa Cruz do Sul
2012
Reflexos do SPED nas empresas.
O mundo contemporâneo está passando por grandes transformações dentre elas a tecnologia da informação que está trazendo grandes revoluções à gestão empresarial no Brasil. Necessário se faz que as informações sejam coesas e fidedignas, em virtude da velocidade com que as mesmas circulam, pois em tempo real, sabe-se o que está acontecendo do outro lado do mundo.
Com o Fisco não poderia ser diferente: após estudos e pesquisas que apontaram várias fraudes e perdas no sistema de arrecadação tributária brasileira, o governo federal resolveu desenvolver um sistema de informação mais ágio e dinâmico: o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
O Sped consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital. A informatização do sistema tributário criado pelo governo federal tem o objetivo de unificar e cruzar as informações contábeis e fiscais das empresas dentro das cadeias produtivas, a fim de aumentar a arrecadação de impostos e combater as fraudes.
Para cumprir as exigências do governo, as empresas têm trabalhado bastante, pois, além dos prazos estipulados pelas autoridades, as informações a que o fisco terá acesso poderão originar vários impactos no mundo empresarial tais como multas ou acréscimos na tributação caso não se enquadrem nas normas específicas do sistema tributário brasileiro.
O sistema possibilita uma série de avanços ao país e ao próprio ambiente de negócio, que passa a adquirir um novo nível de transparência, com