Lideranca
O líder organizacional e suas competências
Maurício Fernandes Pereira (UFSC) mpereira@cse.ufsc.br
Janaina Renata Garcia (UFSC) janaina_garcia@brturbo. com.br
Altair Borgert (UFSC) borgert@cse.ufsc.br
Adriano de Medeiros Caldas (UFSC) adriano@indice.com.br
RESUMO: Os líderes buscam, estar inserido no ambiente, estar em conexão com sua equipe, com seus seguidores. Mas o que é necessário para se tornar um líder? Quais são as competências necessárias para se conquistar uma boa liderança? O presente artigo se propõe a identificar e traçar as competências essenciais da liderança; para atingir esse objetivo, primeiramente busca-se compreender os conceitos de competência, tanto individual como organizacional, e liderança, para na seqüência analisar como ocorre essa interrelação. Fleury e Fleury (2001) afirmam que a definição das competências essenciais de uma organização está intimamente relacionada com a estratégia de negócio que a empresa adota, além do levantamento dos recursos que a empresa dispõe (capitais do conhecimento).
Mapear as competências essenciais e individuais da organização torna-se vital para garantir a sobrevivência das organizações. E a partir desses dados a empresa poderá realmente conhecer seu potencial humano. O líder é definido pelo papel que ele desempenha no padrão dinâmico total do comportamento do grupo. Salienta-se a importância da liderança no topo, responsável por criar uma visão globalizada conectada pelas visões menores das pessoas.
Palavras-Chave: Liderança; Competência; Estratégia.
1. INTRODUÇÃO
Alinhar os processos aos objetivos da empresa, juntamente com o desenvolvimento das competências essenciais é a base para a implementação bem sucedida de uma estratégia.
Trata-se de liderança, alinhada a ações educacionais eficazes que incorporarão a estratégia à cultura organizacional. “A capacidade de liderança é um recurso valioso” (WHITTINGTON,
2002, p. 53);