Lider
Liderança é um tema que abrange muitas ocasiões, para liderar com efetividade uma equipe, a ferramenta mais útil é o diálogo. Esta é uma ferramenta tão poderosa, que pode promover verdadeiros milagres comportamentais no seu negócio, mais eficientes que punições.
O integrante desinteressado ou permanentemente desmotivado é um desafio comum nas organizações voluntárias e sem fins lucrativos, mas também esta presente nas empresas, na sala de aula e até no seu grupo de estudos.
Este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a relação entre as chefias e os subordinados, esta relação pode ser um dos determinantes da motivação entre trabalhadores.
O objetivo do estudo é analisar o significado a palavra lide, e em seguida, analisar os tipos de líderes existentes na literatura sobre temática que possuímos. Para isso a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico em administração, gestão de pessoas, psicologia. Pode-se concluir que existem, de maneira pratica seis tipos de líder: autoritário, indeciso, democrático, liberal, situacional e emergente bem como os estilos de líder que são: carismático, executivo, coercitivo, distributivo, educativo e inspirador.
Palavras-chave: líder, tipo, liderança.
ABSTRACT
INTRODUÇÃO.
Pensar em estilo de administração, particularmente na relação que se estabelece entre chefias e subordinados, suscita algumas questões como: o relacionamento entre chefes e subordinados, é importante para o bom desempenho do trabalho em uma empresa? Por que?
De acordo com Nanus (2000), liderança é a habilidade de inspirar pessoas, traduzindo a visão da organização, obtendo o compromisso dos seguidores de forma voluntária. Assim, a liderança é um processo de influência intencional – direta ou indireta – e explicita de uma pessoa sobre as outras, com a finalidade de guiar, estruturar e facilitar atividades e relacionamentos em grupo ou organização (YUKL. 1989)
De maneira bastante interessante, nos dias atuais, é possível