lider
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de maturidade dos processos de TI de uma empresa global do setor metal-mecânico, com matriz em Santa Catarina (WEG Equipamentos Elétricos S/A) com relação aos objetivos de controle existentes no COBIT. O trabalho foi considerado de grande importância para a empresa, já que vai ao encontro dos esforços realizados relacionados ao planejamento e direcionamento dos recursos e investimentos em TI. Além de detalhar as melhores práticas de controle descritas no COBIT, para realizar a avaliação de maturidade identificou-se a necessidade de adaptar a metodologia oficialmente proposta. Ao final foi executado um GAP Analysis, onde a diferença entre o grau de maturidade atual e o desejado pela empresa foi analisado e com base nestes resultados, foram propostas ações visando a elevação de maturidade dos processos de TI e a implantação de um modelo de Governança de TI na empresa em questão.
1. Introdução
Ao analisar o histórico das organizações, tem-se que até meados do século passado, os passos para atingir as metas eram tomados sem levar em conta o seu relacionamento com o ambiente em que estava inserida.
Com as novas regras impostas pelo mercado, como principalmente a globalização, para gerar lucro, fica evidente a necessidade de uma boa cadeia de relacionamentos da organização com o ambiente externo. Para administrar essa nova realidade, algumas características passam a ser fundamentais: como por exemplo, a flexibilidade e a adaptação às mudanças.
Dentro deste contexto, as organizações passam a ser diretamente influenciadas na sua gestão e na concepção de uma estratégia empresarial pelo uso de sistemas de informação e da tecnologia da informação. Nesta busca de adequação entre a orientação estratégica de negócios e a estratégia de TI (Tecnologia da Informação) podemos observar o importante papel da Governança Corporativa e da