Lider do seculo xxi
“O Líder do Século XXI”.
1. INTRODUÇÃO:
A verdadeira essência do líder atual encontra-se em algumas dimensões que vão além do cargo e responsabilidades que exercem como Poe exemplo, comandar as pessoas como um maestro comanda uma orquestra, porém, comandar na direção certa. Deve possuir características de um líder empreendedor, um líder executivo, com condições para liderar, além de ser um líder cidadão, sempre voltando suas ações para o bem de todos- organização e comunidade. Enxerga, portanto, a liderança como uma grande causa, com um sentido de missão, pois não cumpre simplesmente tarefas. Muito acima disso, sente uma total responsabilidade por sua missão e para isso envolve as pessoas. É aí que entra a característica de um líder maestro. Nunca é u, líder sozinho. Pois compartilha tudo com as pessoas, dominado as estrutura de poder, chamando par si a responsabilidade pelo alcance dos resultados, e compartilhando perdas e ganhos. Outro atributo do líder pleno é que ele busca a excelência com perfeccionismo, com uma vontade de melhorar sempre.
2. CONCEITO DE LIDERANÇA
Liderança é a capacidade que um indivíduo possui de influenciar um grupo ou de uma equipe de trabalho a fim de alcançar objetivos e metas específicas. Ela difere do gerenciamento no que diz respeito a liderar que, na verdade, é uma das tarefas do trabalho de administrar e possui também um estilo de decisão diferenciado.
A relação entre líderes e seguidores pode afetar os comportamentos e os estilos de decisão do líder, e, por outro lado, a eficácia do líder, pois este detém grande poder de oposição, onde a estrutura da tarefa é alta e as relações entre líderes e liderados estão baseadas na confiança e no respeito, Onde não há este elo forte, pode se mostrar uma situação em que deva existir um molde muito diferente ao proposto com as finalidades de harmonia entre chefes e subordinados.
Estudos sociológicos indicam que há duas funções básicas de liderança dentro de um grupo.