O lider do seculo xxi
Portfólio desenvolvido para o 3º Período do Curso de Ciências Contábeis da Nead – Unifran referente à disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho apresentado à tutora Profa. Elizabeth Esposito Freixes.
Uberlândia
2012
Introdução
Uma das funções primordiais de um gestor diz respeito ao gerenciamento e liderança de pessoas. Esta atividade envolve aspectos relacionados a diversas áreas do conhecimento, como competências e atitudes, capacidade de agregar pessoas em torno dos objetivos delineados pelas organizações, sensibilidade para obter cooperação e comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado, entre outros. As habilidades em administrar pessoas são vistas como um conjunto de competências e conhecimentos que podem ser inatos, aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados, tal qual apregoam as teorias que tratam da temática. Porém, esse conjunto deve ser desenvolvido com a apropriação de teorias administrativas que possam favorecer o bom desempenho da gestão.
Conceitos de liderança São vários os conceitos de liderança, uma vez que liderar é algo muito abrangente. A liderança é um conjunto de práticas que se pode observar. Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade. É conseguir que seus liderados queiram fazer o que precisa ser feito. Conceitos de liderança segundo alguns teóricos: “Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. O homem que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações” (Prentice, W.H.C.). “Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo” (George R. Terry).
“A liderança, é quase só inteligência emocional, principalmente quando se trata de