Lidando com o Estresse
O estresse virou um fenômeno internacional que é abordado por especialistas, médicos, organizações e universidades. Nas últimas décadas ouvimos falar muito sobre o estresse e os efeitos colaterais. Pesquisas indicam que mais e mais o estresse está ligado a problemas psicológicos e de saúde. Nos países desenvolvidos os níveis de estresse é ainda maior e pode ser relacionado por queda de desempenho, impedimento de performance e problemas interpessoais.
Empresas dedicam recursos e tempo para manter o nível de estresse o mais baixo possível para retirar de seus subordinados o melhor desempenho. Há várias causas para o estresse e é impossível evitar, mas o que devemos tentar é aprender como lidar com este fenômeno.
Causas e consequências do estresse
Como comentei, pode haver várias causas para o estresse, mas as mais comuns são:
1. Ansiedade
2. Pressão individual
3. Dinheiro
4. Trabalho
5. Problemas de saúde
Posso listar outros tantos que são causas comuns, mas acredito que são de alguma forma derivados destes pontos. Então quais as consequências? Os efeitos podem variar desde pequenos distúrbios a graves problemas de saúde e distúrbios psíquicos. Há indícios de que o estresse crônico pode causar até morte em algumas pessoas por meios de suicídio ou relacionados ao abuso as drogas. Uma pessoa neste nível de estresse desenvolve comportamentos descontrolados porque o estado emocional está totalmente abalado e não consegue ter a mente clara para decidir coisas básicas. Acredito que a maioria do estresse que sentimos é auto imposto, ou seja, absorvemos tanta informação e tarefas que sentimos pressão em desempenha-las todas ao mesmo tempo, isto é uma causa da ansiedade que em troca é uma causa de estresse.
O que podemos afirmar é que as consequências podem ser severas e é necessária uma atenção para que estes sentimentos não se agravem. O Brasil está caminhando para um patamar elevado nas pesquisas realizadas no quesito “exaustão física e