Estresse
A palavra estresse vem do inglês stress. Significa algo que está puxando, tensionando, rasgando o equilíbrio do organismo. Objetivamente este termo descreve uma do organismo diante de uma situação visando adaptar-se a ela.
SITUAÇÃO >> REAÇÃO >> ADAPTAÇÃO
(Estímulo) (Stress) (Resposta)
O estresse em si, não é ruim, ao contrário, é necessário para que nos adaptemos às mais variadas situações. O problema é quando a reação é inadequada (maior ou menor que a ideal).
Muitas mudanças ocorridas rapidamente podem ser uma causa de stress; que pode ser causado por eventos prazerosos e desagradáveis; sua causa nem sempre é aparente. Frequentemente seu estresse é mais aparente aos outros do que a você mesmo.
O BOM E O MAU ESTRESSE
O stress positivo ocorre quando um indivíduo recebe um estímulo e desencadeia uma reação proporcional e adequada ao mesmo, produzindo um desempenho satisfatório.
O stress negativo é um nível inadequado da reação, produzindo desempenho insatisfatório; esta reação se manifesta ou em excesso ou em falta, dependendo do indivíduo afetado.
Daí por diante podemos avaliar como o estresse afetou o indivíduo de acordo com os sinais e sintomas clínicos e psicológicos que ele apresente. As reações do stress podem ser emocionais, físicas ou comportamentais.
REAÇÕES EMOCIONAIS AO STRESS
Sentir-se sob pressão – sentir-se tenso ou incapaz de relaxar – sentir-se mentalmente exausto – estar constantemente assustado ou preocupado – aumento de irritabilidade e de queixas – sensações conflitantes – frustração e agressão – inquietação, redução da capacidade de se concentrar ou de finalizar tarefas rapidamente – aumento de tristeza – tornar-se mais nervoso, abatido ou desconfiado – não ser capaz de tomar decisões – impulsos para correr ou se esconder – demonstra medo de desmaios iminentes, colapso ou morte – demonstra medo de ter que passar por constrangimentos sociais ou fracasso – ausência da habilidade de sentir prazer ou alegria.
REAÇÕES