Estresse nas Organizações
Luan Monteiro Fernandes da Silva
Rio de Janeiro
2013
O que é, e em que momento se inicia o estresse?
Segundo a definição tradicional: Estresse ou stresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
No entanto, essa definição de estresse sofreu modificações em sua utilização no mundo moderno. Hoje o termo está diretamente relacionado às consequências negativas geradas por problemas enfrentados pelo indivíduo.
É comum o uso da expressão “estar estressado” após um dia de muito trabalho, trânsito congestionado, filas de banco, e etc., porém, dentro deste contexto o estresse não é o termo correto. O que se sente nessa situação é um cansaço comum, que é solucionado depois de um longo descanso.
O estresse é sentido com a repetição das mesmas situações desconfortáveis em um padrão de rotina, e gera normalmente consequências negativas tanto a nível psicológico quanto físico.
Dentro do ambiente organizacional o estresse pode ser causado por:
Convivência com uma gestão autocrática caracterizada pela falta de liberdade e impossibilidade de reclamações;
Divergência ideológica com a empresa e seus funcionários
Poluição sonora gerada por maquinas e equipamentos
Tranquilidade
Segurança
O site “trabalhando.com” classificou em 2012, através de uma pesquisa com 451 pessoas, os principais motivos de estresse no trabalho:
1- Ter que trabalhar sob pressão: 28%
2- A falta de ferramentas adequadas de trabalho (computador defeituoso, cadeira desconfortável e etc.): 26%
3- Mau humor dos chefes ou dos colegas de trabalho: 22%
4- Trabalhar mais horas do que deveria: 10%
5- Ter um salário menor que o do colega: 10%
6- Outros