O estresse nas organizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um relatório científico que foi produzido na disciplina trabalho interdisciplinar dirigido (TIDIR 2), pelos alunos do 2º modulo do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA.
Nosso tema geral é a Psicologia como profissão e nosso grupo escolheu como desenvolvimento da pesquisa a abordagem da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
A partir da escolha deste tema realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre esse assunto e organizamos o trabalho da seguinte forma: Primeiramente abordaremos o estresse nas organizações e um pouco da história da Psicologia Organizacional; em seguida definiremos o campo de atuação do Psicólogo Comportamental; e por último pontuaremos as possíveis práticas de prevenção do estresse dentro do ambiente organizacional.
Como o nosso objetivo é trabalhar de maneira disciplinar, vamos abordar o tema da Psicologia Organizacional e do Trabalho a partir de uma perspectiva multidisciplinar, utilizando bases de conhecimentos das disciplinas: Bases Filosóficas da Psicologia Ciência e Profissão, Histórias da Psicologia, Fisiologia Humana, Teorias da Psicologia, Psicologia e Política, Genética.
Ao desenvolvermos as atividades do TIDIR 2 nos preocupamos também com a sustentabilidade do nosso projeto, portanto acreditamos que o trabalho irá contribuir para nosso conhecimento e de demais interessados na área, além de inovar trazendo uma possível pratica sustentável para a prevenção do estresse dentro da organização.
O Estresse no ambiente de trabalho
O século XXI vem trazendo grandes alterações no mercado de trabalho devido às pressões por resultados como uma constante, em todos os níveis hierárquicos. Zanelli (2010) associa essas alterações no ambiente organizacional com a intensificação das mudanças tecnológicas, a concorrência globalizada e o desemprego estrutural que vão contribuir para que essa pressão por resultados seja cada vez mais intensificada.
Portanto essa cobrança