Milton Santos
A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção – Milton Santos
O artigo Paisagem e ambiente tem como objetivo construir um quadro de referências para compreensão de alguns sistemas de espaços através de conceitos iniciais sobre território, paisagem, ambiente, sistema e espaço. Foi elaborado na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com o auxílio de vários professores arquitetos e urbanistas que buscaram referências em varias bibliografias, com o intuito de construir um debate conceitual.
Milton Santos, Bacharel em Direito e Doutor em Geografia, foi um pesquisador engajado que se destacou nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo, hoje seus livros são clássicos mundiais em relação à urbanização. Em sua obra A natureza do espaço, Milton traz uma discussão sobre a importância do espaço geográfico no espaço social, trata de relações entre a técnica e o espaço e entre o espaço e o tempo, tem também como objetivo definir o que é espaço e seu papel na dinâmica social.
Como dito acima, o artigo aqui apresentado expõe referências de diversos autores e busca uma análise crítica sobre as condições e contradições presentes nos espaços livres, segundo aspectos sociais, culturais e as formas de apropriação destes. Sendo assim, parte das definições mais abrangentes sobre território, paisagem e ambiente ate às mais centrais sobre sistema e espaço.
Território perante a geografia é definido como expressão de poder sobre o espaço e seus recursos, é um conjunto de forças postas em ação por diversos agentes modeladores da cidade, e pelas intervenções cotidianas que deixam marcas e formam laços afetivos ligando o espaço vivido com a trajetória comum. Sendo assim ele é definido como uma construção social que incorpora processos econômicos e produtivos, e que define estratégias de domínio por meio de apropriações individuais e coletivas.
A paisagem