Como voc encara o estresse no trabalho
O estresse pode ser encarado como o mal do século, e muitas pessoas já perceberam que, na maioria das vezes, este problema está diretamente relacionado com o trabalho. Para alterar este quadro e reverter sintomas que detonam a qualidade de vida, é preciso colocar em prática teorias e dicas simples, porém, extremamente eficazes.
É notório que todo trabalho tem pressão e que, qualquer pressão, por algum tempo, gera estresse. Contudo, o estresse pode variar de nível e causa sintomas diferentes nas pessoas. Insônia, agitação, irritação, impaciência e outros distúrbios estão diretamente ligados ao estresse.
O primeiro passo de mudança é o olhar sobre o trabalho. Visto muitas vezes como uma terrível batalha, o trabalho deve ser encarado como um desafio interessante. Afinal de contas, são oito horas diárias dedicadas a uma atividade, ou seja, um terço da vida fica no trabalho!
Quando o trabalho se torna uma prática natural e saudável, é consequência ter que redobrar a atenção com outros hábitos que podem ajudar a reduzir o estresse. Cuidar da alimentação é essencial e influencia no humor. Manter uma alimentação rica e saudável ajuda a combater o estresse.
A mudança de hábitos é fundamental para ter um resultado produtivo com o estresse. É importantíssimo cuidar bem do corpo e da mente, seja com práticas esportivas e de meditação, como oração e relaxamentos.
Dormir bem é essencial para evitar o estresse.
O recomendável é manter, no mínimo, de seis a oito horas de sono profundo para recuperar as energias. Para isso, prefira locais confortáveis para dormir.
Dispense críticas. Existem muitas pessoas que só falam mal dos outros e só reclamam de todas as atitudes. Mas, estas pessoas indesejadas são realmente importantes para sua vida? O que elas falam não pode ser descartado?
Lide com os desafios como quem conhece algo interessante. Trabalhar com a mudança, com o inesperado e com a adversidade faz parte de uma pessoa em evolução.