Lidando com a diversidade.
Pluralidade diz respeito ao conhecimento e valorização das características étnicas e culturais que convivem em nossa sociedade, onde a escola deve oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como sendo um país em que são encontradas diferenças e que as mesmas precisam ser respeitadas. A desigualdade social é muitas vezes produzida de denominação e exploração socioeconômica e politica.
Durante nossa vida escolar presenciamos muitos conflitos que ainda são existentes relativos às relações étnico raciais, de gêneros e diversidade, pois apesar de nosso país possuir uma grande diversidade cultural o predomínio de atitudes discriminatórias é uma realidade presente, muitos educadores lutam para conquistar resultados na ampliação dos direitos e respeito à diversidade, mas as discriminações ainda existem em muitos espaços da vida e a escola é um deles. Segundo o autor Ventura (2011, p. 144) “além das questões de gênero a etnicidade também esta presente quando nos referimos às identidades culturais coexistentes no espaço escolar e na pratica educativa”.
Não basta que existam leis, se não houver transformações de mentalidades e práticas, dai a importância de discussões que promovam esses temas e motivem uma reflexão que contribua com a eliminação de qualquer tratamento preconceituoso, se não houver ações pedagógicas contra esses preconceitos, as discriminações que vivenciamos em nossas gerações serão vivenciadas pelas próximas gerações.
REFERÊNCIA
VENTURA. Lidnei. Filosofia da Educação: Caderno Pedagógico. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2011.