diversidade cultural
Brasil, o país da diversidade
Vespasiano
2013
GUIOMAR DIAS DA SILVA
Brasil, o país da diversidade
Trabalhode PEDAGOGIA apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; ProcessoEducativo no Contexto Histórico-filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário I.
Orientador: Profs. Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete Strang; Marcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.Vespasiano
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao entrarmos nesseassunto, estamos lidando com a construção histórica, cultural e linguística. Ela é norma da espécie humana. Os seres humanos são diferentes em suas experiências culturais, históricas e linguísticas,são únicos em sua personalidade e também tem uma forma diferente de perceber o mundo.
A diversidade, pode ser histórica, que é o conjunto de características étnicas, sociais e culturais de um povo.Pode ser também cultural, que pode ser definido como um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos de um determinado povo. Ou pode ser também linguística, que significa oconjunto de regras de empregos de signos que usamos para a comunicação falada ou escrita, isto é, a maneira de falar, exprimir ou escrever o que se sente ou se pensa, ou seja, o “modo de falar de umpovo”.
Nesse trabalho abordarei a diversidade, com destaque para a escola, pois essa diversidade questiona o currículo escolar, a escola, suas lógicas e a sua organização espacial e temporal, na medidaem que toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, sendo assim há uma demanda óbvia por um currículo completo que atenda a essa generalidade.
DESENVOLVIMENTO
A diversidade faz parte... [continua]