licores
Centro de Educação e Tecnologia de CAPINZAL
TÉCNICO EM ALIMENTOS
LICORES DE FRUTAS
Adriana Vieira de Brito Petter
Capinzal – Sc 2014 1 INTRODUÇÃO
Após a descoberta do álcool e sua obtenção por destilação, por volta do século x, ele foi usado pelo homem em misturas com vegetais para fins medicinais. Posteriormente com adição de açúcar transformou-se em uma bebida reconfortantes de luxo, e larga aceitação no século 18, o álcool tornou-se objeto consciente de prazer.
Os hippocras eram os licores consumidos até a Idade Média e sua invenção deve-se a Hipócrates. Denominados de Vinquem hippocraticum, são licores aromáticos obtidos por infusão ou maceração de produtos muito odorantes em vinhos generosos durante alguns dias, depois adicionado de tinturas após a côa e submetido a filtração.
Os licores obtidos por destilação contêm toda a parte aromática da matéria – prima empregada e são normalmente isentos de óleos essenciais livres, que em geral comunicam sabor áspero e causam turvação.
Licor é uma bebida alcoólica adocicada, caracterizada pela elevada proporção de açúcar misturado a álcool de cereal, aromatizado por essências, frutas, raízes, sementes, ervas sendo in natura ou desidratados, que servem também para definir sabor.
As técnicas de fabricação do licor, durante muitos anos, eram formuladas artesanalmente, até serem produzidas em escala industrial, por dez processos tecnologicamente sofisticados.
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2.1 História do licor
A destilação da água com líquidos aromáticos é conhecida desde a Antiguidade. Mas somente em 900 a.C. os árabes inventaram a produção do álcool por meio da fermentação. É improvável, entretanto, que isto tenha ocorrido com cereais fermentados no Norte da Europa, pouco depois dos árabes.
A produção de licores aconteceu depois. No início, só adocicavam álcoois aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropes e